[ESPECIAL] Melhores Leituras de 2019 - Parte 1


Como prometido, estou de volta trazendo a já tradicional lista de melhores leituras do ano. 2019 acabou sendo o completo contrário de 2018, com não tantas leituras. Ainda assim, algumas delas posso facilmente considerar para a lista de melhores da vida. Então vamos logo para a lista.

10 - O caso da Mansão Deboëm

Leitura leve, divertida, com personagens cativantes e repletos de personalidade, além de uma trama que nos mantém presos do início ao fim, sempre com aquele clima clássico do grupo de crianças resolvendo um mistério (como em Os Goonies e Stranger Things) que, como bem sabemos, é um prato cheio quando queremos aquela sensação de nostalgia. Uma história que ganha proporções sobrenaturais épicas em seus momentos finais.

9 - Oblivion Song: Canção do Silêncio (Vol.1)

Oblivion Song é mais uma obra do autor conhecido por dar vida às HQ's de The Walking Dead, Robert Kirkman. Centenas de milhares de pessoas sumiram do nada na Filadélfia, sendo enviadas para Oblivion, um mundo em outra dimensão, lar de monstros terríveis e a certeza de que o perigo está presente a cada passo dado. O protagonista é um dos poucos que ousam se aventurar por esse mundo inóspito, em busca do irmão e de outros sobreviventes. Ficamos sempre com a sensação de que há muito a ser contado, que uma sombra está presente e nem todas as palavras são ditas. Bem introdutório e com uma segunda metade e final de primeiro volume surpreendentes, Oblivion Song tem tudo para se firmar como mais um grande sucesso.
8 - Skyward


Brandon Sanderson é uma mente criativa e tanto! Muitas séries e livros sendo escritos ao mesmo tempo e sem cair o nível de qualidade, tanto de narrativa, quanto com personagens e mundos criados. Com Skyward tudo isso sem mantém em uma história com uma protagonista carismática, forte e com bastante presença, além de um elenco de secundários muito bem trabalhados. Uma trama com grande potencial de crescimento também nos acompanha na leitura, ainda que acabe se repetindo em alguns momentos. É uma aventura espacial divertida e que prova que Brandon Sanderson ainda tem muitas histórias para contar.
7 - Encarcerados 


John Scalzi é outra grande mente criativa na literatura mundial, sendo um grande nome da Ficção Científica. Em Encarcerados ele ainda adiciona o elemento do Romance Policial, que forma um pacote de leitura com ótimas reviravoltas, muita investigação, discussões políticas e sociais, tudo ambientado em um futuro plausível. Protagonistas e coadjuvantes roubam a cena em uma narrativa bem amarrada e que deixa várias possibilidades abertas para os livros seguintes.

6 - Black Hammer - Era da Destruição Parte I

Impressionante como Jeff Lemire é seguro ao conduzir a narrativa de Black Hammer. O terceiro volume chegou trazendo junto a ele um foco maior em Lucy, personagem filha do herói Black Hammer, e suas descobertas sobre tudo o que está acontecendo. E que descobertas! As ótimas e inesperadas reviravoltas levam a trama a um rumo que eu não esperava antes e, o melhor do tudo, não pareceram soluções tiradas do nada. Black Hammer continua excelente e não vejo a hora de ler o 4º volume, que já está saindo por aqui. 

5 - Mundo em Caos

Uma grata surpresa de 2019. Leitura iniciada de forma despretensiosa e que acabou me surpreendendo a cada capítulo avançado. Os personagens são ótimos, principalmente a dupla de protagonistas. Como uma distopia de temática especial, foi surpreendente ver como o gênero foi trabalhado de forma tão natural e com bastante riqueza de detalhes. Não faltam revelações importantes para o andamento da narrativa, que, tenho que dizer, é ágil e avança no ritmo frenético da "fuga" dos personagens principais.

4 - O Construtor de Pontes

Mais uma narrativa única de Markus Zusak, que mais uma vez se utiliza de formas diferentes para contar sua histórias. Em uma sequência de acontecimentos não lineares ele vai construindo o retrato de uma família desajustada, com um pai abandonando os filhos após a morte da esposa. Emocionante, sincero, feliz e triste, O Construtor de Pontes é uma obra necessária e única.



3 - O Imperador das lâminas

Uma de minhas últimas leituras em 2019, o Imperador das lâminas foi surpreendente. Personagens bem construídos, vários pontos de vista e uma excelente trama política por trás de tudo, além de trazer a fantasia através de iminência do retorno de um grande inimigo da humanidade. Uma obra que se sustenta em sua sucessão de acontecimentos, intercalados entre os três irmãos protagonistas.



2 - Ecos

Ecos foi minha primeira leitura no ano passado, já repleta de expectativas em torno da obra. O que posso dizer? Não sei se ainda me restam palavras para descrever a mágica presente em cada página desse livro, cada história contada, cada demonstração de amor, afeto e a forma com que a música é o fio condutor de tantas jornadas conectadas. Uma das experiências mais indescritíveis e emocionantes que já pude viver em uma leitura.


1 - Um lugar bem longe daqui

Eu não imaginava que algum livro pudesse ser o que Ecos foi para mim em 2019, até chegar a caixa do Intrínsecos com Um lugar bem longe daqui. Eu adoro ser surpreendido por uma leitura e essa é facilmente a leitura que mais me surpreendeu na minha vida e, claro, uma das melhores. Uma construção de personagem principal primorosa, uma riqueza de detalhes como pouco visto, com um apelo visual que justifica a compra de seus direitos de adaptação. Nunca pensei que um pântano pudesse ser palco para uma narrativa tão linda. O que Delia Owens fez nesse livro é surreal! Uma verdadeira jornada de crescimento, emocionante e marcante.
E é isso pessoal! Foi um ano de ótimas surpresas e leituras marcantes, apesar de menos livros lidos. Gostaram da lista? E fiquem de olho, logo logo vem a parte 2 com os preferidos da Gisele. Até breve!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário