[RESENHA] Holocausto Brasileiro


Olá pessoal, voltei! Trago hoje a resenha de "Holocausto Brasileiro", da jornalista Daniela Arbex. Um livro reportagem comovente sobre a situação de milhares de brasileiros no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, mais conhecido como Colônia.

É provável que em algum momento muitos de vocês já tenham ouvido juntas as duas palavras que compõem o título deste livro. "Holocausto Brasileiro" foi um enorme destaque em seu lançamento e continua repercutindo até o dias atuais. Rodou o mundo, ganhou prêmios. A toda poderosa e gigante rede de televisão HBO comprou os direitos de uma adaptação para documentário da obra. De toda e qualquer forma, seja no livro ou no documentário, o que estava em evidência eram as vidas de milhares de brasileiros que passaram por inimagináveis e chocantes situações degradantes no "Colônia".

Daniela Arbex não tarda em nos apresentar os horrores vividos pelo internos do Hospital Colônia, local onde ao menos 60 mil pessoas perderam a vida devida às condições sub-humanas de sobrevivência. Cada história apresentada traz com ela a revolta, seja nas palavras medidas da jornalista, das imagens ou dos sentimentos que despertam no próprio leitor ao ler sobre tamanhas atrocidades.

Os casos tratados em maior destaque emocionam verdadeiramente, e os depoimentos são expostos em detalhes, muitas vezes minuciosos. As condições de sobrevivência, ou sequer isso, iam desde andar completamente nus, a tomar água do esgoto. O tratamento médico para muitos sequer existia. No lugar, tratamentos com choques, muitas vezes fatais.

"Holocausto Brasileiro" é rico em detalhes por uns pontos, mas peca pela superficialidade quando convém. O estilo narrativo de Daniela Arbex, ainda mais quando pensamos na obra como um Jornalismo Investigativo, acaba se perdendo em alguns poucos momentos de pouca profundidade. O dito Jornalismo Investigativo dá lugar a criação de tramas convenientes baseadas em relatos rasos. Por sorte, a grande maioria da obra ainda apresenta com detalhes e fontes bem definidas a triste realidade que ela se propôs a expor.

Uma leitura necessária. Milhares de vidas perdidas tendo suas histórias contadas mais uma vez, como em outras tentativas de décadas passadas.

Até a próxima!

Autora: Daniela Arbex | Editora: Intrínseca | Páginas: 280 | Ano: 2019

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário