[RESENHA] As Viúvas


Olá pessoal, como vão? Finalmente estou de volta por aqui, trazendo mais uma resenha, de um livro que recentemente recebeu uma adaptação cinematográfica, mas que é baseada na série de TV também escrita pela autora do livro, lançada em 1983. É uma trama com um histórico já bem preenchido. Fiquem com a resenha de "As Viúvas", de Lynda la Plante.

"As Viúvas" é um livro de assalto. Sabe, aquelas histórias onde um grupo de pessoas, geralmente homens, se juntam para planejar um grande e histórico roubo. No caso deste livro, o grupo que se reúne é composto totalmente por mulheres. 


A trama se inicia após um assalto a um carro forte dar errado e o grupo de ladrões, os maridos das protagonistas, morrerem durante a ação. Entre eles o líder, Harry Hawlins, envolvido em diversos crimes, mas nunca tendo a participação provada. Sua esposa, Dolly, é quem decide retomar o plano, a começar pelo recrutamento das parceiras, viúvas dos que morreram no acidente. São elas: Linda e Audrey.

A descoberta dos livros de contabilidade de Harry, com planos passados e muitos para o futuro, e que servirão como base para o planejamento do roubo que não deu certo da primeira vez, traz junto dela uma série de pessoas interessadas no conteúdo de tais livros. Entre eles o policial Resnick, obcecado por Harry, que o prejudicou. Agora ele quer provar de uma vez por todas que o ladrão esteve por muitos anos escapando de pagar pelos crimes cometidos. Além disso, um grupo rival também está de olho nos livros, para assim poder tomar para si o controle da cidade.

O fato da obra ter como base o roteiro da série de TV lançada faz com que acompanhemos uma narrativa bastante visual através das palavras. Como toda trama de assalto que se preze, o livro está recheado de cenas de ação e protagonistas carismáticos.


Lynda acerta em cheio na construção de suas protagonistas, que são complexas, cada uma a sua maneira. Dolly, por exemplo, desde o início é descrita como uma mulher forte e direta, mas que esconde sobre a fachada séria uma mulher sensível, que sofre muito com a morte do marido e com todas as dificuldades da vida. 

Os conflitos dentro do próprio grupo também são interessantes de se acompanhar. A incerteza de fazer o plano dar certo, o conflito de personalidades e os inimigos que espreitam uma oportunidade de roubar todo o legado deixado pelo meticuloso Harry Hawlins, que colecionou adversários ao longo da vida.

Ainda ao longo da trama uma possibilidade de reviravolta começa a se desenhar, até que ela se confirma. Nesse caso, a falta de surpresa é compensada pelo impacto que essa virada na narrativa tem para as continuações. Apesar de uma solução esperada, é interessante imaginar como as coisas vão se desenrolar futuramente.

Com ritmo ágil, escrita simples e personagens interessantes, "As Viúvas" é uma excelente leitura que traz muito do que conhecemos nas tramas de assalto. Recomendadíssimo.

Autora: Lynda La Plante | Editora: Intrínseca | Páginas: 400 | Ano: 2018


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário