[RESENHA] O que Alice Esqueceu

Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2018
Classificação: 5/5
Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia... dez anos depois!
Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.
Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer.
Olá pessoal, estou de volta, para iniciar mais uma semana especial junto à nossa parceira Intrínseca, desta vez dedicada à Liane Moriary, autora de sucessos como "O segredo do meu marido" e "Pequenas grandes mentiras". Para começar, como podem perceber, a resenha de "O que Alice esqueceu", que já foi publicado antes aqui no Brasil como "As lembranças de Alice" e agora está sendo relançado por aqui pela Intrínseca.

Alice levava uma vida feliz, praticamente perfeita, com um bom marido e aguardava o nascimento de seu filho. Até que em um certo dia ela acorda no chão da academia, sem se lembrar de nada e, com um detalhe: dez anos se passaram sem que ela sequer lembre do que aconteceu.

Liane Moriarty faz um trabalho impressionante com este livro. Logo de cara, ao terminar a leitura, fica a pergunta: você aceitaria o fato de perder as memórias de dez anos de sua vida se isso lhe permitisse mudar as maneiras com que lidou com a vida? Alice passa por esse dilema. Da pessoa que era dez anos atrás para a pessoa que se tornou até o momento em que perde a memória. Ela percebe que se tornou alguém irreconhecível, se distanciando da família, coisas que aconteceram sem que ela não faça ideia alguma, problemas no relacionamento com o marido, filhos, casa. Tudo isso, novamente, sem que ela lembre de absolutamente nada.

O livro é narrado de três pontos de vista. O principal deles é, claro, o de Alice, além de sua irmã, Elizabeth e sua avó blogueira. Tudo em terceira pessoa. Confesso que eu esperava ao menos uma troca para primeira pessoa no caso de Alice, já que seria bem interessante entrar ainda mais na mente da personagem.

Esse é um livro sobre segunda chance. Como já dito, Alice se vê uma em situação que ela nunca imaginaria para a sua vida. Dessa forma, ela acredita que tem que buscar uma maneira de colocar a vida nos eixos, resolver os problemas e fazer com que o futuro seja mais feliz do que o turbulento presente no qual ela se encontra. Assim, ela vai lembrando aos poucos dos dez anos que se passaram e tenta tirar dessas lembranças a força que ela necessita para lidar com os problemas.

Com esse novo processo de construção de sua vida, a personagem vai passando por situações incríveis. O trabalho de Liane em criar alguém com quem nos identificamos tão facilmente é fascinante. A nova Alice vai se moldando de acordo com o que a nova vida lhe apresenta. Verdades absolutas para a mulher de dez anos atrás agora precisam ser repensadas, bem como detalhes de sua vida que ela esqueceu. Essa é a segunda chance da personagem.

Mas se engana quem pensa que esse é um livro completamente dramático. Há momentos divertidos, situações inusitadas, além de momentos belos. Toda a questão de família, casamento, filhos, é tratada com muito cuidado pela autora, que faz deles muito belos e singelos.

Esse livro realmente me surpreendeu positivamente. As lições que passa, de dar valor à família, de buscar ser quem realmente é, de aproveitar as chances que a vida dá, não importando a maneira com que elas cheguem em nossas mãos, são algo para que possamos parar para pensar e refletir. Excelente leitura e mais que recomendado.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário