[RESENHA] Beast of Burden - Rituais Animais

Autores: Evan Dorkin e Jill Thompson
Editora: Pipoca e Nanquim
Páginas: 188
Ano: 2017
Classificação: 5/5
Bem-vindo a Burden Hill, uma pacata cidadezinha como qualquer outra, com cercas brancas e gramados aparados… lar de uma inusitada equipe de investigadores paranormais. Magia negra, sapos demoníacos e cães zumbis são alguns exemplos dos problemas que assolam a aparente tranquilidade dessa vizinhança. Com os habitantes humanos alheios ao perigo, cabe a um perseverante grupo de cachorros (e um gato) manter toda a comunidade a salvo.
Terror, aventura, mistério e humor povoam cada página de Beasts of Burden, que promete ganhar o coração do leitor e assombrar seus sonhos.
Olá pessoal, como vão? Voltei com mais uma resenha, dessa vez uma curtinha, com a indicação de um excelente quadrinho lançado aqui pela novata Pipoca e Nanquim. Confiram mais sobre o incrível Beasts of Burden.


Beasts of Burden - Rituais Animais, com roteiro de Evan Dorkin e a maravilhosa arte em aquarela de Jill Thompson vai contar, através de vários capítulos, as aventuras de um grupo de animais de estimação, com vários cachorros e um gato, da pequena cidade de Burden Hill, que investigam diversos acontecimentos sobrenaturais.

A premissa desse primeiro volume da HQ é basicamente essa já dita acima, um grupo de animais investigando e derrotando criaturas, monstros e outras coisas que aparecem na vizinhança. De princípio parecem ser acontecimentos separados, até que chega em um ponto onde tudo parece ser influenciado por algum ser poderoso.


Começando pelas narrativas em geral, o texto de Evan Dorkin é excelente, divertido em alguns momentos, assustador em outros e, por fim, tocante quando o drama se faz necessário. Junto ao roteiro, formando uma dupla que não tinha como ser melhor, está a arte de Jill Thompson, tudo feito em aquarela e com uma riqueza de detalhes absurda, dando ainda mais identidade à obra e, claro, sendo um deleite aos nossos olhos. Através desse conjunto, os animais tem que enfrentar lobisomens, sapos, bruxas, serial killers, fantasmas, rituais e mais.


Os personagens da obra possuem as mais variadas personalidades. Temos os corajosos, os covardes e medrosos, mas ao mesmo tempo, independentemente dessas características, eles são extremamente companheiros e quase nunca pensam duas vezes em superar o medo para ajudar um amigo. O grupo é muito unido e consegue proporcionar bons momentos ao longo da leitura, seja durante os alívios cômicos, com piadas, ou com os momentos de drama, como na história Um Cachorro e seu Menino.


Como uma HQ que se utiliza do sobrenatural e do horror para compor suas histórias, não poderiam faltar inúmeras referências. O leitor vai encontrar inspirações que vão de Stephen King (autor de Cemitério) a George A. Romero, autor de A Noite dos Mortos Vivos. Com isso em mente, como já deu pra notar, não é de se esperar que essa histórias com animais seja algo fofinho. Pelo contrário, a HQ conta com alguns momentos bem mais pesados, chocantes, com sangue, desmembramentos, ossos e etc.


É interessante pensar que a história que começou com Abandono, a primeira apresentada por essa antologia, ganhou tais contornos e foi capaz de atingir o sucesso quando lançada originalmente, ganhou histórias como sequência e trama ainda mais elaborados, que promete um segundo volume e que chegou ao Brasil para fazer ainda mais sucesso, através de um excelente trabalho e edição da editora Pipoca e Nanquim, que, afinal, para quem não sabe, é uma editora formada pelos criadores do canal do YouTube de mesmo nome, que fala sobre quadrinho e cinema.


E é isso galera. Como dito, foi um texto mais rápido, para apresentar vocês a essa obra maravilhosa. Vale muito à pena, tanto pela qualidade da história, quanto pelo ótimo trabalho editorial e de design da editora.
 
Até logo!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário