[SÉRIE] Os 13 Porquês — Primeira Temporada


Direção: Carl Franklin, Gregg Araki Helen, Shaver Jessica Yu, Kyle Patrick Alvarez e Tom McCarthy (IV)
Roteiro: Brian Yorkey, Diana Son e Elizabeth Benjamin
Duração: 716 minutos
Ano: 2017
Gênero: Drama, Mistério
Estrelando: Dylan Minnette e Katherine Langford
Nota: 4/5
Baseada no best-seller de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why acompanha Clay Jensen que, ao voltar da escola, encontra uma caixa misteriosa com seu nome na porta de casa. Dentro dela, ele encontra fitas-cassetes gravadas por Hanna Baker - sua colega de classe e paixão secreta - que cometera suicídio duas semanas antes. Nas fitas, Hanna explica as treze razões que a levaram à decisão de acabar com a própria vida. Será que Clay foi uma delas?

Bom dia Divagadores, olha eu aqui mais uma vez, mas agora para falar sobre esta polêmica série. Para quem não sabe ou não se lembra eu fiz a resenha do livro no começo do ano, então quem quiser saber mais sobre ele é só clicar aqui. Também quero deixar claro que como acompanhei tanto o livro quanto a série vou acabar fazendo comparações, o que significa que esta resenha pode conter spoilers tanto do livro quanto da série, mas prometo que não vou estragar o barato de ninguém contando coisas muito importantes. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.



Vou começar esta resenha dizendo que a principal diferença entre o livro e a série é que Clay interage com os outros alunos da escola. No livro podemos dizer que ele ouve as fitas em uma tacada só enquanto na série ele basicamente ouve um lado de cada fita por dia. Bem, para fazer o livro render uma série claro que eu imaginei que isso iria acontecer e, portanto, não fiquei nem um pouco surpresa. A princípio gostei demais desta ideia porque era possível conhecer a fundo os demais personagens, mas com o passar dos capítulos a coisa foi ficando um pouco chata.

Acontece que no decorrer dos episódios começa uma rede de intrigas entre as pessoas citadas na fita que acaba fazendo com que certas coisas na trama percam completamente o sentido. Sério, por diversas vezes eu acabei me pegando com o pensamento "mas isso não faz o menor sentido" enquanto assistia os episódios e juro que esse não era o tipo de comentário de quem lê o livro e quer ser chato por ai, acho que pra quem prestou atenção em certas contas e não leu o livro o mesmo pensamento passou pela cabeça.

Fonte: Adoro Cinema

Um ponto que eu realmente gostei na história foi o grande destaque que os pais de Hannah ganharam na história. A série em si acabou gerando grande polêmica e foi muito criticada, mas para mim o rumo que a história tomou mostra a o papel dos pais na criação dos seus filhos e o quanto é importante que eles estejam atentos e presentes nos momentos em que eles mais necessitam.

Alguns capítulos realmente me deixaram em choque devido as cenas fortes, como as cenas de estupro e principalmente a cena de suicídio da Hannah, não vou negar. Claro que eu esperava que estas cenas estivessem presentes na série, mas eu realmente esperava que elas fossem tratadas de uma maneira um pouco mais branda do que foram mostradas.

Fonte: Adoro Cinema

Bem, eu poderia escrever um texto enorme, fazer várias comparações entre série e livro, entrar em detalhes sobre as polêmicas, mas sinceramente não vou fazer isso porque praticamente todo mundo que escreveu sobre a série antes de mim já fez isso e eu não vou ser mais uma, então vou finalizar falando sobre a segunda temporada, que já foi confirmada pelo Netflix.

Mesmo antes da série ser lançada muito falou-se na possibilidade dela existir e eu ficava me questionando como isso seria possível se a trama no livro estava completamente fechada. Nesse ponto a trama que foi criada para a série ganha destaque, porque pelo menos para mim antes de eu chegar na metade da temporada já havia percebido que o roteiro estava sendo trabalhado para que a segunda temporada realmente acontecesse e o fim da série deixou tantas pontas soltas que a segunda temporada se faz realmente necessária. A pergunta agora é: será que vão conseguir criar um roteiro que se encaixe perfeitamente ao proposito do livro e da série sem perder o sentido? Infelizmente vamos ter que esperar um bom tempo para descobrir.

Vou ficando por aqui... Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário