[RESENHA] Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano: 2009
Classificação: 5/5
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Boa tarde Divagadores, como tem passado? Por aqui esse começo de ano tem quase me arrancado o couro, mas aqui estou eu tirando uns minutinhos do meu dia para vir trazer mais uma resenha para vocês. Este não é um livro que eu li recentemente, eu o li um tempo atrás, pouco antes do Netflix anunciar que ele seria uma das séries originais lançadas em 2017. Enfim, chega de papo e vamos ao que interessa.

Para começar o livro é narrado pelo ponto de vista de dois de seus personagens. Um deles é Clay Jensen, que recebe um pacote de fitas gravado por Hannah Baker, a garota por qual Clay era apaixonado. O segundo ponto de vista é o da própria Hannah. Nós nos vemos presos a essa dupla narração, acompanhamos os sentimentos e a trajetória de Clay ao mesmo tempo em que "ouvimos" a carta de suicídio gravada naquelas fitas por Hannah.


Essa mistura entre as gravações de Hannah e as reações de Clay a cada vez que ele houve um dos motivos que levou a garota a se suicidar é feita de uma maneira tão bem tecida que fica impossível não cair de cabeça no suspense da trama de modo que você acabe devorando o livro, o que foi meu caso já que o li em menos de dois dias.

Uma coisa que me chamou muito a atenção neste livro além da sua história é que ele mostrou os diversos "gritos de socorro" que Hannah havia dado antes de tomar a decisão de se suicidar e que infelizmente não foram ouvidos por ninguém ao seu redor num momento em que poderia ser crucial e quem sabe ter evitado que ela acabasse por tomar tal decisão. Podemos dizer que este livro nos deixa uma grande lição para aprendermos a prestar atenção nas pessoas que estão ao nosso redor.


A série produzida pela Selena Gomez terá sua primeira temporada lançada no dia 31 de março deste ano e confesso que eu já estou aqui fazendo a contagem regressiva e com o coração palpitando de ansiedade para saber o que nos aguarda com a adaptação deste livro.

Bem, eu vou ficando por aqui e deixo para vocês o trailer que foi divulgado no canal do YouTube no dia 25 de Janeiro, só para deixar vocês morrendo com a mesma curiosidade que tem tomado conta de mim. Prometo que assim que eu devorar a primeira temporada venho contar o que achei dela.


Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário