[RESENHA] Evil Dead - A Morte do Demônio

Autor: Bill Warren
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Ano: 2013
Classificação: 5/5
Evil Dead (1981), lançado originalmente no Brasil como A Morte do Demônio, foi escrito e dirigido por Sam Raimi, diretor mais conhecido pela primeira trilogia do Homem-Aranha(2002, 2004 e 2007) e de Oz: Mágico e Poderoso (2013), livre adaptação do clássico de L. Frank Baum, O mágico de Oz (1900). Raimi é também o responsável pela refilmagem deste clássico que une horror e comédia com estreia prevista para 2013, tendo escrito o roteiro e cuidando da produção executiva.
Evil Dead conta a história de como Ash – interpretado com tanta competência e inventividade por Bruce Campbell que acabou por se tornar um ícone – e seus amigos vão para uma cabana no meio da floresta para curtir as férias (como todo filme clássico de terror que se preze) e acabam encontrando um antigo livro encadernado com pele humana e escrito com sangue, o Livro dos Mortos - Necronomicon, homenagem ao mestre dos contos de terror H.P. Lovecraft. Ao tentarem descobrir do que se trata a obra, acabam por liberar demônios, que vão partir com tudo para cima dos jovens.
Resenha escrita por Gabriel Souza, que já teve publicado aqui no blog o conto A Praça.

Pense em um grupo de adolescentes em um local afastado e sem a presença de adultos. Isso é mais ou menos a premissa de vários de filmes de terror. Sexta-feira 13 (Friday the 13th) e o Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre) são grandes exemplos da escola desse gênero. Contudo na mesma época desses filmes, um, especificamente, se destacaria por uma ideia e roteiro diferente, no qual o sobrenatural estivesse ainda mais presente do que o Jason e as suas centenas de reaparições.

The Evil Dead (A Morte do Demônio), filme dirigido por Sam Raimi, foi um clássico que trouxe o inferno e a comédia para as telas do cinema na década de 80. Coragem, criatividade e litros de sangue fizeram Sam se destacar por sua engenhosidade para fazer cinema. E é lógico, um bom filme também tem um bom personagem e nesse caso era o ator Bruce Campbell, no filme interpretando Ashley J. Willians ou apenas “Ash”. Quem conhece o mínimo de Evil Dead sabe que esse personagem é praticamente a peça que movimenta toda a história da trilogia.


E por falar em trilogia, atores, diretores e ideias em Evil Dead, já pensaram como foi lidar com toda a produção desse clássico? É ai que Evil Dead – A Morte do Demônio [Arquivos Mortos] entra. O livro escrito por Bill Warren, crítico de cinema, conta com detalhes como foi a criação e os bastidores de todos os 3 filmes.

O livro é repleto de entrevistas, fotos raras de praticamente tudo, storyborad, figurinos e tudo que um fã pode querer ver. Além disso, é muito legal ter acesso, principalmente, a questão do desenvolvimento de ideias para o filme. Por exemplo, tem uma parte do livro que conta a inspiração do diretor para uma cena do filme a partir de uma outra cena vista na comédia “Os Três Patetas”. Já imaginou isso?

Outro destaque é a forma como é contada a história de amizade entre a equipe de produção e o amor pelo cinema ainda no colegial. Como é o caso de Raimi e Campbell. Vale ressaltar que esse mesmo coleguismo encontrado nesse tempo também esteve presente durante as gravações. Os relatos de como o diretor fazia Campbell sofrer durantes as filmagens são bem cômicos.


Um capítulo interessante a ser lido é o “O verdadeiro Terror – A censura”. Aqui dá para se ter noção de como era difícil vender um filme de terror naquela época. Pois a censura muitas vezes barrava ou prejudicava a venda dessas obras. Ou seja, ver como Evil Dead se comportou nesse tempo e a reação das pessoas com o filme é bem interessante.

Como já comentado, o livro traz uma série de curiosidades instigantes a respeito do mundo de Evil Dead. O autor, literalmente, entrega um tipo de documentário escrito. Cada capítulo é contado e aborda uma ponta de origem para algum fato. E é nisso que o livro se torna muito instigante pois ele não foca apenas na história do filme, mas também no desenvolvimento de uma ideia feita por adolescentes que amam cinema.

O livro é bem direcionado aos fãs dos filmes trash dos anos 80, em especial Evil Dead. Ou para quem simplesmente ama o terror. Agora se você é um simpatizante da trilogia Evil Dead, bom a leitura desse livro é mais que uma obrigação para você. Então tenha uma boa leitura, ou como Ash diz, Groovy!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário