[RESENHA] Nimona

Autora: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2016
Classificação: 5/5
Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.
Olá pessoal! Venho hoje trazendo mais uma resenha para vocês. Dessa vez é o quadrinho Nimona a obra a ser resenhada por aqui, obra essa que está entre as minhas leituras mais divertidas do ano.


Nimona é o nome da protagonista desta história bastante inusitada. Ela é uma metamorfa que não sabe muito bem o que são limites. Seu sonho é ser comparsa do Lorde Ballister Coração-Negro, conhecido como o maior vilão que já existiu. E mesmo sendo o tal maior vilão, ele é uma cara que trabalha de uma maneira um pouco diferente do convencional, principalmente respeitando algumas regras, como não matar nenhum inocente desnecessariamente.

Com a chegada de Nimona as coisas começam a mudar. Antes um vilão repleto de planos frustrados, agora Coração-Negro tem em sua comparsa a possibilidade de virar o jogo e ter sucesso em suas empreitadas, inclusive com menos dificuldade para enfrentar seu principal inimigo, o herói Sir Ambrosius Ouropelvis.


Diante de tal mudança de cenário, a presença de Nimona começa a ser uma constante ameaça para o reino. Seus poderes são maiores que o esperado e suas atitudes inconsequentes acabam por tornar o perigo ainda maior.

Achei sensacional como Noelle consegue contar uma história simples, bem fechada, com uma arte bem característica e bonita e personagens cativantes. É impossível não rir com as atitudes da anti-heroína Nimona, ainda que em certos momentos um pouco mais exageradas. Sem contar em seu plano de fundo, que explora o passado da personagem e deixa o leitor em dúvidas sobre a natureza de seus poderes. Nesses pontos, é possível observar uma mudança na atitude da personagem quando o assunto trata da vida que levava ou de seus poderes, tirando espaço da maneira irreverente de agir para dar lugar a uma personalidade oculta e perigosa.


Além da protagonista, outro personagem rouba a cena com sua presença na obra. Falo de Lorde Ballister Coração-Negro, que passa longe de ser um vilão convencional. Boa parte de suas atitudes vilanescas partem do papel dado a ele como vilão depois de um certo acontecimento em seu passado, envolvendo inclusive o herói Ouropelvis. Ballister é atencioso, cuidadoso e mesmo com o título de vilão, pensa nas consequências que seus atos de maldade podem gerar. A sua parceria com Nimona só fez com que tais características viessem ainda mais à tona, quando boa parte delas são direcionadas à própria protagonista.

Os demais personagens cumprem um bom papel de suporte na trama, que mesmo sem ser tão intricada ou cheia de detalhes, faz com que queiramos descobrir como tudo vai acabar.



A arte de Noelle Stenvenson é cheia de personalidade e consegue transmitir de uma maneira bastante simples o humor que está presente nas páginas. A trama é cheia de reviravoltas e, como já dito, vai conseguir manter o leitor preso por uma ou duas horas até que a história termine.

Por fim, a edição da Intrínseca está impecável. Ótimo trabalho de diagramação dos balões, adaptações, qualidade das páginas, encadernação, essa por sinal, um grande destaque, afinal, quase trezentas páginas em couché (acredito que seja esse papel mesmo) dão um belo peso extra.


É isso pessoal, resenha bem rápida para não falar demais sobre a história dessa ótima Graphic Novel. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário