[ESPECIAL] Semana Loney - O Terror Psicológico


Oi pessoal. Dando início à semana Loney, que deveria ter começado ontem aqui no blog. O tema dessa primeira postagem será o Terror Psicológico da história. Mas antes de começar a falar, conheçam um pouco mais sobre a narrativa contada na obra.

Os restos mortais de uma criança são encontrados por Smith em um lugar conhecido como Loney, uma extensão sombria da costa da Inglaterra. Quarenta anos antes ele havia visitado esse local misterioso, quando ainda criança, para uma peregrinação de Páscoa, com a mãe e o irmão, ficando hospedados na Moorings, uma casa repleta de segredos. 

Não demora muito para que tais segredos comecem a fazer parte da vida de Smith e o irmão, resultando em acontecimentos cujo fardo ele carregaria pelo resto da vida.


Vendido como um suspense e horror gótico, tais rótulos podem acabar afastando um pouco os leitores que esperam de Loney uma leitura para dar medo. Comigo não foi bem assim. Com toda certeza, durante a narrativa parece haver algo sempre à espreita, prestes a dar o bote e causar um susto. Mas o que acontece na verdade é uma ótima abordagem do terror psicológico, que, por sinal, podemos chamar até mesmo de drama psicológico, que se faz chave para a narrativa contada.

Sem agilidade, as palavras de Andrew Michael Hurley buscam envolver pelo clima misterioso que envolve a atmosfera de Loney, por meio do uso da religião, de temas folclóricos e principalmente, do efeito que estar no meio de um lugar envolvido por tantos segredos causam nas pessoas.


O terror psicológico da história se faz presente nas intrigas causadas, no medo do desconhecido. E porque não falar que a ambientação criada também causa? O lugar e narrativa Loney estão envolvidos por diversos dos elementos que auxiliam na construção desse tipo de obra. Sem a sanguinolência de uma obra de horror propriamente dita, sobra no livro as possibilidades de fazer o próprio leitor se sentir na pele dos personagens, se envolver na trama e no clima sombrio apresentado.

Sem dúvidas, Loney pode agradar bastante aos fãs do gênero. Fiquem no aguardo que amanhã tem mais. Enquanto isso, participem do sorteio de um exemplar do livro em parceria com a Intrínseca. Acessem o link para saber como participar: https://goo.gl/2MVhMi.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário