[RESENHA] O Olho do Mundo

Autor: Robert Jordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 800
Ano: 2013
Classificação: 5/5
Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.

Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al'Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno - o mais rigoroso das últimas décadas -, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.

Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

Boa tarde Divagadores. Depois de quase dois meses longe daqui olha eu finalmente dando as caras e trazendo mais uma resenha pra  vocês. E tenho que dizer que eu passei dois meses presa a leitura deste mesmo livro, mas calma, não foi porque eu fiquei arrastando a leitura dele por dias a fio, foi simplesmente pela minha grande falta de tempo. Juro pra vocês que esse livro é tão bom que se eu tivesse tido tempo tinha devorado essas 800 páginas em menos de duas semanas.

Posso dizer facilmente que esses foi um dos melhores livros do "mundo da fantasia" que li nos últimos tempos, mesmo com ele seguindo a receita básica de um jovem garoto de repente descobrir que seu destino trás grandes poderes, frustrações e responsabilidades e ter que sair andando pelo mundo para compreender o que se passa ao seu redor e qual o seu papel  no meio de uma grande guerra que esta para começar.

A história criada por Robert facilmente me fez pensar em aventuras épicas de jogos de RPG envolvendo grandes heróis com espada, magia e muito poder. Ele criou um  mundo tão intricado com criaturas que hora nos enchem de encanto, horas nos enchem de medo. Criou uma cultura, um mundo com lendas próprias que me fazia devorar cada página, esperando por mais e mais e ficar completamente frustrada ao perceber que eu infelizmente seria obrigada a largar a minha leitura e esperar por outro momento para voltar a ler.

O modo como a história é descrita faz com que a gente se prenda nos detalhes, por diversas vezes eu me senti na pele de Rand e de outros personagens como Mat, Perrin, Lan, mas não vou negar, no começo achei que o ritmo do livro era um tanto quanto lento, mas quando o pequeno grupo parte do Campo de Emond a história começa a fluir de uma maneira magnifica.

Houveram encontros e desencontros, lições e histórias contadas, tudo elaborado de uma maneira cuidadosa e intricada para que a história fluísse e nos deixasse completamente curioso com o que viria a seguir. A única coisa que me fez ficar um pouco perdida foi em um determinado ponto onde os personagens se separaram e a narrativa que até então havia sido toda feita pelo ponto de vista de Rand passou a vir do ponto de vista de outros personagens, mas depois que me acostumei com esse pequeno detalhe fiquei pedindo mais e mais para ver como cada um dos personagens reagia aos acontecimentos ao seu redor.

Cada personagem da trama é único e cativante e podemos ver facilmente a evolução de cada um deles no decorrer da história, ter surpresas com os seu sentimentos e até mesmo com o que a roda do tempo acaba por tecer para cada um deles.

Estou ansiosa demais para ler o próximo livro e espero que a continuação dessa magnifica jornada, que alias, acabou de um jeito que faz a gente ficar pedindo por mais, seja tão épica e cheia de descobertas quanto este primeiro, porque sinceramente sinto que esta foi apenas uma pequena fração do mundo criado por Robert. Vou ficar aqui ansiosamente esperando pela chegada do próximo livro pra poder mergulhar de cabeça nesse mundo de heróis e magia que eu tanto gosto.


Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário