[RESENHA] Star Wars - A Trilogia

Autores: George Lucas, James Kahn, Donald F. Glut
Editora: DarkSide Books
Páginas: 528
Ano: 2014
Classificação: 4/5
A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide.
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...

Olá pessoal. Estou de volta com mais um livro da série “Resenhas Super Atrasadas”. Dessa vez trago um livro de uma saga que é amada pelo mundo. Como já sabem, falo de Star Wars - A Trilogia, livro que reúne a novelização dos três episódios da primeira trilogia do cinema, que são Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Vamos à resenha.


Star Wars é considerada uma das mais famosas óperas espaciais do cinema e da literatura, ao lado da Trilogia da Fundação de Isaac Asimov, 2001 - Uma Odisseia no Espaço escrito por Arthur C. Clarke e levado ao cinema por Stanley Kubrick, entre outros.

A épica saga de Luke e Anakin Skywalker é um exemplo de sucesso estrondoso que atravessa décadas. Os filmes foram um imenso sucesso na época de seus lançamentos e até os dias atuais o sentimento dos fãs de Star Wars persistem, sendo compensados pelas mais diversas mídias com novas formas de matar a sede por esse universo riquíssimo. São jogos, livros, HQ’s, animações e claro, filmes. O maior exemplo do sucesso da série apareceu por aí recentemente: chama-se Star Wars - The Force Awakens, o sétimo episódio da série principal, que está muito próximo de se tornar a segunda maior bilheteria do cinema de todos os tempos, com algumas chances de ultrapassar Titanic, ainda que a missão seja difícil.

Alguma dúvida do sucesso? Realmente, não há como duvidar. George Lucas, contra todo o ceticismo dos estúdios no início de tudo, fez com que Star Wars viesse a se tornar um ícone cultural mundial. 


Mas, e os livros, principalmente se tratando de uma novelização da trilogia clássica? Será que eles conseguem suprir o desejo dos fãs por algo de qualidade? Que faça jus ao que foi lançado pouco antes no cinema? E eu lhes respondo: Sim!

Os três livros, reunidos em um volume único pela primeira vez no Brasil nessa edição caprichadíssima da DarkSide, na verdade, são um grande complemento aos filmes. Apesar de, em essência, serem bastante fieis - costumo recomendar aos meus amigos falando que é praticamente a mesma coisa que vimos nas telas - os três livros constroem os personagens com uma profundidade ainda maior do que já conhecemos. Um ótimo exemplo disso é a grande revelação que acontece no Episódio V, onde no filme, vemos na expressão de Luke a incredulidade pelo que descobre em seu confronto com Darth Vader, enquanto nos livros, tudo isso ganha uma imagem completamente diferente mas condizente com o que vimos por meio de imagens. Em vários momentos como esse foi possível perceber as infinitas possibilidades ao criar uma narrativa escrita para algo tão complexo e grandioso como é Star Wars, como a maior exploração dos sentimentos dos personagens. 

E isso não se resume a Luke. Temos diversos outros pontos de vista, onde a narrativa em terceira pessoa só contribui para maior imersão na mente dos personagens. Han Solo, Leia, Obi Wan, Yoda e diversas outros só ganham em comparação às suas contrapartes no cinema.


Os conflitos e todos os conceitos envolvendo a força e seu lado negro também recebem maior atenção, são explicadas com mais clareza, sendo absolutamente necessário que qualquer fã dê uma oportunidade à essa leitura. 

Apesar de ganharmos tantas novas informações à respeito da trilogia, a narrativa consegue ser clara, direta e leve, sem grandes enrolações. E isso acaba sendo um grande destaque, por primar pela fidelidade ao material original. O primeiro livro, com aquele ar de aventura e grande apelo à ficção científica, dando início à famosa jornada do herói, tão conhecida de diversos outros exemplos, tanto na literatura como no cinema. No segundo, a série ganha a adição de tons mais dramáticos e intensos, com o maior exemplo disso sendo o grande confronto entre Luke e Darth Vader. No último livro, tudo se junta e culmina em um grande final.

Eu só tive um probleminha. A tentativa de transformar em palavras os bipes do R2-D2 ou os urros do Chewbacca no terceiro livro. Achei meio irritante e completamente desnecessário. Nada que o simples ato de saltar essas linhas não resolvesse.


Então pessoal, se vocês são fãs, ou querem começar agora, a partir da leitura dessa resenha, a adentrar nessa galáxia muito, muito distante, certamente esse é um material necessário na sua coleção. Tanto pela beleza dessa edição, quanto pelo conteúdo e tudo que ele agrega ao universo de Star Wars. 

E é isso. Espero que tenham gostado e que a força esteja com vocês.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário