[ RESENHA ] O Universo Numa Casca de Noz

Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Ano: 2016
Classificação: 5/5
Após o enorme sucesso de Uma breve história do tempo, a Intrínseca traz a luxuosa reedição de O universo numa casca de noz, na qual Stephen Hawking se vale de ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar grandes descobertas no campo da física teórica. Tudo isso, é claro, com sua conhecida clareza, elucidando temas complexos por meio de conceitos e ideias do dia a dia, como a inflação, as cartas de baralho e as linhas ferroviárias, e permeado com seu peculiar senso de humor.

O livro traz muito da personalidade de Hawking, um dos maiores nomes da ciência atual e figura bem conhecida por suas ideias provocadoras e seu carisma. Ele guiará o leitor através do microcosmo quântico e do macrocosmo universal, discutindo as extraordinárias leis que regem o cosmos e as principais teorias hoje debatidas — o que também conta a saga de Hawking e dos físicos mais importantes de todos os tempos atrás do grande objetivo da ciência: a Teoria de Tudo. Para isso, serão apresentados conceitos caros à física teórica, como a supergravidade, a teoria quântica, a teoria-M, a holografia e a dualidade. Também são abordadas as propostas mais relevantes que desafiam o nosso entendimento atual de como funciona o universo.

Com astronautas engolidos por buracos negros, viajantes do tempo, o debate sobre a origem do universo (e de todos nós), seu possível fim e a existência de vida em outras galáxias, além de curiosos questionamentos sobre o futuro biológico e tecnológico da humanidade em si, O universo numa casca de noz é leitura obrigatória para aqueles que querem se aventurar no que há de mais instigante hoje na física e para os que almejam ver como muitas vezes a teoria pode ser muito mais extraordinária do que a ficção científica.

 Bom dia Divagadores, como andam as coisas por ai? Vou falar pra vocês, passei por um mês em que consegui ler bastante coisa boa, um mês em que abandonei o primeiro livro na vida e um mês que eu estava completamente sem coragem de escrever uma resenha e agora estou aqui, pra falar de um livro que eu conheci na época da faculdade e li alguns capítulos para fazer um trabalho. Aproveitei o lançamento de uma nova edição pela nossa parceira a Intrínseca e aqui estou eu trazendo mais uma resenha.


Vou ser super sincera com vocês, eu sai da faculdade super traumatizada com física, uma matéria que eu já não gostava muito no ensino médio passou a ser um tormento na minha vida, mas eu já tinha tido contato com uma parte da obra do Hawking, já sabia muito bem como ele era muito bom em simplificar as coisas que quase me faziam arrancar os cabelos, então decidi cair de cabeça nessa obra e a ler por completo.

Fiquei simplesmente encantada com a didática que ele usa para explicar coisas que eu nunca entendi, me lembro bem de quantas coisas eu passei horas e horas batendo a cabeça para entender na faculdade como a supergravidade, a teoria quântica e a teoria-M (e no fim das contas nunca entendi) e então com esse livro em mãos puff, tudo fica claro de uma maneira que parece até brincadeira de criança. Depois de ler um livro como esse eu fico me perguntando porque não existem mais professores de física no mundo como o Stephen Hawking. Sinceramente se existem mais professores como ele física não seria uma das matérias mais detestadas na escola e teríamos uma enorme quantidade de brilhantes físicos no mundo.


Apesar de toda a facilidade na que tive para compreender fatos que no tempo da faculdade eram motivo de panico, não posso mentir para vocês, algumas vezes tive que voltar e reler uma coisa ou outra que não ficou extremamente clara no primeiro momento. Eu sinceramente não sei como uma pessoa totalmente leiga em física se sairia lendo este tipo de livro, mas acredito que com a linguagem utilizada no livro uma leitura mais atenta, ou uma simples releitura de partes que não ficaram completamente claras sejam de grande ajuda para absorver todas as informações apresentadas.

Não posso finalizar essa resenha sem antes falar da diagramação do livro. No primeiro instante eu desacreditei que essa edição poderia ser superior a anterior como falaram por ai, tudo isso porque olhei para a capa do livro e a vi como algo um tanto quanto simples demais, mas ao abrir o livro nossa, eu simplesmente fiquei maravilhada. A Intrínseca fez um trabalho simplesmente perfeito com esse livro, os textos bem distribuídos, as ilustrações lindíssimas, super coloridas e extremamente auto explicativas, isso, juntamente com a sua didática maravilhosa, faz O Universo Numa Casca de Noz ser aquele livro que vale a pena ter em nossa biblioteca particular.


É isso ai Divagadores, espero que tenham se interessado por essa obra maravilhosa e se empolguem na leitura tanto quanto eu. Depois voltem aqui pra me contar o que acharam dessa maravilha... Acho que em breve lerei Uma Breve História do Tempo, que aposto que é tão bom quanto esta belezinha aqui.

Beijinhos e até a próxima.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário