[RESENHA] Como eu era antes de você

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Classificação: 5/5
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.


Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.


Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

 Boa noite Divagadores, o que contam de bom? Eu não conto nada, apenas que estou aqui para trazer pra vocês mais uma resenha e que tenho que dizer que vai ser cheia de sinceridade. Como assim? Vou começar dizendo que eu nunca li um livro da Jojo Moyes e sequer nunca tive vontade, mesmo com a adaptação deste livro para os cinemas eu não tinha me interessado, mas eu fui pega por uma série de pessoas me perguntando sobre esse livro e minha curiosidade acabou despertando e decidi pedir para a nossa parceira Intrínseca uma cópia e nossa, eu me surpreendi bastante.

Vou confessar que eu pedi o livro sem ler a sinopse, não fazia ideia do que o enredo falaria até ter em minhas mãos e quando eu li a primeira coisa que me veio a cabeça foi o filme Intocáveis, com o diferencial que no final da história teríamos um casal formado e não dois amigos. Durante as primeiras páginas essa minha ideia foi mantida, encontrei uma série de semelhanças na história, até o momento em que cheguei no ponto chave que iria me fazer completamente de ideia.


Ah, eu bem que poderia contar aqui em que enrascada a Louisa se enfiou ao aceitar o emprego de cuidadora do Will, poderia mesmo, mas se eu fizer isso vou dar um grande spoiler e eu realmente não gosto disso então vou ficar bem quietinha quanto a isso.

O livro é cheio de passagens lindas, intensas que deixam qualquer um emocionado, perdi as contas de quantas vezes eu me peguei secando as minhas lágrimas dentro do ônibus. Fico sem palavras só de pensar nos tantos momentos marcantes pelo qual essa história de amizade, cumplicidade e amor passam, sem contar é claro no grande apoio que Will sempre deu para fazer com que a vida de Lou se tornasse completamente diferente e que ela entendesse que podia ser qualquer coisa que quisesse e que não deveria se limitar e se conformar com a vida que tinha.


Depois de completar a leitura tenho que dizer que este livro pra mim não é simplesmente mais um romance colocado nas prateleiras pra vender, esse livro pode ser considerado uma grande lição de vida para todas as pessoas que estão dispostas a enxergar o que existe em suas entrelinhas.

Eu adorei o jeito como a Jojo escreve, fiquei facilmente encantada com a sua narrativa que em grande parte do tempo vem pela visão da Louisa, mas quando se fazia necessário outros personagens apareciam para narrar os fatos, o que deixava o livro ainda mais interessante. Outro ponto forte nesse livro é o final, que contraria qualquer tipo de expectativa que a gente possa criar durante o livro, posso dizer que foi surpreendente e fez com que eu ficasse me perguntando o que Depois de Você vai contar já que o final dele pra mim é um belo final de ciclo. Bem, vou descobrir isso em breve pois este vai ser o próximo livro que pedirei para a Intrínseca, pode ter certeza disso.


Alguém mais ai leu o livro, ou pelo menos a sinopse e teve a mesma impressão que eu sobre o que seria a história? Conte ai nos comentários e que venha a contagem regressiva para o lançamento do filme que vou fazer muita questão de assistir assim que eu tiver condições para tal.

Beijinhos e até a próxima.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário