[COLUNA] Passando o tempo #1 - O Melhor Time do Mundo

Autor: Jorge Viveiros de Castro
Editora: Cosac Naify
Páginas: 141
Ano: 2006
Sinopse: A sociabilidade do futebol está presente em 'O melhor time do mundo', cujo enredo é, acima de tudo, uma história sobre a amizade e o sentimento de equipe. O leitor será pego pelos dribles, pênaltis e gols narrados por um apaixonado pelo esporte. As ilustrações de Daniel Bueno reforçam a atmosfera futebolística, com tabelas, descrição de jogadas, o colorido dos uniformes e as formas geométricas dos escudos. Acompanha uma cartela de adesivos para futebol de botão.


Sabe aquele livro que muitos não dão nada por ele? Acredito que O Melhor Time do Mundo seja um desses. Um livro sobre futebol. Esse é o primeiro livro de que falaremos por aqui nessa nova coluna, chamada de Passando o Tempo. O livros falados por aqui tem em muitas vezes o propósito de ser uma leitura rápida, dinâmica, mas sem ser ruim. Pelo contrário, podem esperar ótimos títulos nesse estilo sendo comentados no nosso blog.

O melhor time do mundo conta a história de um garoto chamado Paulo Henrique, amante fanático do futebol. Ele tem o sonho de se tornar um jogador profissional, mas sempre foi péssimo jogando na linha, então só sobrava o gol. Com o tempo, foi treinando até se tornar um jogador razoável na posição de goleiro.

Um dia, chega em sua escola um garoto estrangeiro, vindo da Hungria, baixinho, também amante de futebol, mas do tipo que ninguém dá nada por ele. Grande engano, o garoto simplesmente surpreende a todos da escola em sua primeira partida.



E com isso, acompanhamos Paulo e seus amigos, na trajetória do Zebrão, seu time de futebol, em um campeonato de futebol escolar, eletrizante e cheio de surpresas. Você vai se sentir em uma arquibancada, garanto.

Esse, se não me falha a memória, foi o único livro que li mais de uma vez. Ele ser bem curto ajuda, mas o fator principal é a emoção que a história apresenta a cada página virada. A narração do autor é tão bem escrita que faz com que aqueles que estão lendo sua história se sintam no meio da arquibancada, acompanhando cada lance executado pelos jogadores, vibrando com os lances bonitos e ficando tenso em momentos delicados. É uma leitura leve, rápida e que acaba em poucos minutos, mas que depois de algum tempo, nos chama para experimentar mais uma vez tudo que há de bom nela.

É isso aí, recomendo muito esse livro para aqueles que querem ler algo sem compromisso, para passar o tempo, mas ainda assim ter algo de muita qualidade nas mãos. Fica a dica!

Até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário